É necessário tirar o dente do siso?

Tirar o siso é indicado sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares.

É necessário tirar o dente do siso sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares. Quando este parceiro bucal está bem posicionado, sem incomodar sua boca, não tem problema em mantê-lo.

O que são os dentes do siso?

Conhecidos como dentes do juízo, os terceiros molares são os quatro últimos dentes permanentes a nascerem e costumam aparecer entre os 15 e 20 anos de idade. Em alguns casos, podem ficar escondidos sob a gengiva e só são identificados por meio de uma radiografia panorâmica.

Extrair os dentes do siso não é uma regra. Em alguns casos eles podem ser mantidos. É possível conviver com eles se houver espaço suficiente para acomodar os quatro dentes “extras” sem causar prejuízos ao sorriso ou à saúde bucal.

Quando é necessário retirar os dentes do siso?

Apenas o dentista poderá avaliar se a extração do siso é necessária depois de pedir radiografias. Geralmente, eles são retirados se não houver espaço suficiente na boca para acomodá-los, pois podem ocasionar o desalinhamento dos outros dentes e alterações na mordida.

Se a cirurgia não for realizada em casos de necessidade, a presença do siso pode gerar problemas ósseos e desalinhar os dentes, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores.

Tirar o siso é indicado sempre que há a presença de dor de dente, dificuldades na mordida, desconforto ou desalinhamento dos molares.

Qual a hora certa de extraí-los?

Caso seja necessário retirar os dentes do siso, o ideal é que a cirurgia aconteça ainda na adolescência, porque as raízes não estão completamente formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável, o que facilita a retirada dos sisos.

O dente completa a sua formação entre as idades de 15-25 anos, variando de paciente para paciente, por isso, nem sempre encontram espaço suficiente para sua erupção e podem trazer uma série de problemas indesejáveis para a saúde bucal.

Quais são os sintomas?

Dor forte, gengiva inflamada ou “gengiva inchada” por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns ocorrerem. Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente.

No caso de impactação dentária, o dente do siso pode causar dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido.

Agendar consulta odontológica de rotina na Casa Verde

Para agendar uma consulta odontológica de rotina na Casa Verde com a A.R Odontologia & Harmonização, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 97363-8346 ou clique aqui!

 

 

Envie Uma Mensagem