O que causa a gengivite? A gengivite acomete o periodonto de proteção, sendo o primeiro estágio da inflamação periodontal, causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva.
A gengiva é a parte da mucosa oral que reveste o osso alveolar. É subdividida em gengiva livre e gengiva inserida, dependendo da região.
A doença periodontal, em suas várias formas tem afligido a espécie humana desde o início da história, sendo a gengivite a mais comum. É desencadeada por uma resposta inflamatória dos tecidos periodontais induzida por microrganismos da placa dental.
As características da gengivite são:
Sangramento da gengiva, coloração avermelhada, hiperplasia do sulco gengival, e mais, em casos isolados paciente pode vir até sentir dor. Não sendo acometido as estruturas de sustentação.
Tipos de Gengivite
A Gengivite é a forma mais branda da doença periodontal, é uma inflamação gengival facilmente reversível com uma boa higiene oral.
- Gengivite Medicamentosa (A hiperplasia gengival medicamentosa foi descrita pela primeira vez no início dos anos 60, por estar presente em crianças com epilepsia que recebiam fenitoína ou dilantina, foi, durante muito tempo, chamada de hiperplasia gengival dilantínica.)
- Gengivite Descamativa (A gengivite descamativa não cede às medidas profiláticas convencionais. Pacientes com tais manifestações deverão realizar o controle de placa bacteriana e descartar outras fontes de inflamação. A remissão da doença, só se consegue totalmente com a eliminação cirúrgica da gengiva afetada)
- Gengivite Gravídica (A gengivite na gravidez pode ocorrer durante toda a gestação, mais comum no segundo trimestre, e é a manifestação bucal mais predominante neste período.)
- Gengivite Espongiótica Juvenil (Costuma não apresentar resposta ao tratamento periodontal convencional sendo indicado a realização de biopsia já que a patogênese dessa condição não é esclarecida.)
- Gengivite Ulcerativa Necrosante ( O tratamento dessa condição, geralmente é realizado por medidas locais e analgésicos sendo o uso de antibióticos reservado em casos mais graves quando se apresenta hipertermia e linfadenopatia.)
- Gengivite Relacionada a Placa Bacteriana (O desenvolvimento dessa doença tem origem a partir da aderência de bactérias orais, patogênicas ou não, na película adquirida que é derivada de produtos bacterianos e da saliva que se forma sobre os dentes.)
- Gengivite relacionada a diabetes mellitus (A doença periodontal é considerada a 6ª complicação do Diabetes. O paciente diabético é mais susceptível a desenvolver a doença periodontal, devido a sua dificuldade de reagir contra as suas agressões, pois ele tem uma resistência sistêmica e uma resposta inflamatória prejudicada.)

Tratamento da Gengivite
As bactérias da placa bacteriana são reconhecidas como o principal fator da cárie dentária e doença periodontal. Sendo assim, a prevenção e o tratamento dessas duas doenças são baseados principalmente na remoção da placa bacteriana. Além disso, a raspagem profissional e profilaxia é o método mais efetivo para reduzir organismos patogênicos e promover a saúde bucal.
O fio dental é um grande aliado na higiene bucal, pois desorganiza a placa bacteriana, além disso, evita o acúmulo de bactérias, previne doenças e seus agravos em regiões inacessíveis das cerdas da escova dental.
A recomendação da escovação dental é de no mínimo 3 vezes ao dia com pelo menos 2 minutos de duração. Em relação à escolha da escova, ela deve ser de cerdas macias e de cabeça pequena para alcançar as regiões mais posteriores da arcada dental. Outra dica é observar as cerdas que, se estiverem muito gastas, indicam que a pessoa está colocando muita força na escovação.
Além disso, é importante trocar as escovas pelo menos a cada 30 dias. Para finalizar a higienização da boca, os especialistas lembraram a importância da escovação da língua, cujas papilas acumulam a placa bacteriana e que também deve ser removida.
Fonte: Faculdade Fasipe Mato Grosso
Clínica Aline Resende – Odontologia e Harmonização na zona norte de São Paulo
Para agendar uma consulta com Clínica Aline Resende, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 11 97363-8346 ou clique aqui!