A Clínica A.R conta com dentista para tratamento de canal em São Paulo, para tratar do caso dentário de pacientes com maior complexidade. O tratamento de canal dentário é realizado a partir da retirada da polpa, o tecido que se localiza na parte interna do dente. Entenda quais os sintomas que indicam a necessidade da realização do procedimento. Acompanhe!
A endodontia é a área especializada no tratamento de lesões ou doenças da polpa e da raiz do dente, como é o caso do tratamento de canal. Esse tipo de tratamento no canal dentário é o processo de extração da polpa do dente, tecido localizado na parte interna da raiz.
Normalmente ele é recomendado quando uma cárie está bem avançada ou quando provocou estragos na polpa dentária, ou seja, o procedimento é feito quando essa polpa está danificada, infeccionada ou morta. O processo corresponde a limpeza e preenchimento do local, para que o canal seja coberto, evitando assim, mais problemas ao dente.
Quais sintomas indicam a necessidade do tratamento de canal?
Alguns sintomas comuns podem indicar que o paciente precisa de um tratamento de canal. Alguns deles são:
Dor de dente: pode apontar diversos problemas, inclusive o do canal dentário, isso porque com a cárie em estágio avançado, o paciente sente dores constantes e latejantes;
Sensibilidade: quando se nota a região dos dentes muito sensíveis ao ingerir alimentos quentes ou frios, gerando outros incômodos como dores no maxilar e na cabeça;
Inchaço na região dentária: esse é um sintoma que indica claramente a necessidade de um tratamento de canal. Ele corre pela presença de uma infecção nos dentes;
Trauma bucal: caso o paciente sofra algum trauma, como uma queda por exemplo, a região dentária pode escurecer, afetando o aspecto natural e somente o tratamento de canal pode recuperá-la;
Degeneração na estrutura dental: é um problema comum, no qual o paciente pode nem sentir dores, sendo identificado apenas pela radiografia.
É fundamental que mesmo apresentando um ou mais sintomas destacados, o paciente procure por um especialista. Ao sentir dores, incômodos e inchaços, informe o profissional e faça uma avaliação.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal dentário inicia-se pela retirada da polpa, o tecido que se localiza na parte interna do dente. Após a remoção é esterilizado e preenchido com o material restaurador, ou seja, o dente é aberto e a parte infeccionada é extraída.
Posteriormente, é ampliado o espaço da polpa e modelado para que ela possa receber o material restaurado. Dependendo do caso, é aplicada uma restauração provisória para que o dente fique protegido até uma nova consulta com o dentista.
Por fim, finaliza-se o procedimento com o preenchimento definitivo da cavidade da polpa e canais do dente. Algumas vezes, é necessário a implementação de coroas com a finalidade de se obter uma aparência mais natural ao dente restaurado.
Determinados cuidados são necessários após o tratamento de canal, como repouso do dente, ou seja, atenção para não ingerir alimentos duros, uso da medicação prescrita pelo dentista e higienização da área.
O tratamento de canal é importante para a preservação da saúde bucal. É imprescindível visitar o dentista frequentemente, realizar exames de rotina e cuidar bem da higiene bucal, para evitar problemas maiores.
Clínica para canal dentário em São Paulo
Para agendar uma avaliação com a clínica para canal dentário em São Paulo, a A.R Odontologia & Harmonização, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 11 97363-8346 ou clique aqui!